terça-feira, 9 de outubro de 2012

Encontro de velhos

Um velho senhor estava sentado na pérgula de uma das piscinas de magnífico hotel de Dubai nos emirados árabes. Bebia um coquetel de frutas e passeava os olhos, tranquilamente, nas moças que se banhavam. Outro velho senhor passou ao seu lado, olhou-o de soslaio e estancou.
- Desculpe, mas você não é o Delério?
O outro levantou os olhos e disse surpreso:
- Minha nossa! Você não é o Valúbio?
O outro abriu os braços.
- Sou eu mesmo! Que coisa! A gente se encontrar aqui em Dubai!
Delério levantou-se a abraçou efusivamente Valúbio.
- Que coincidência! Há quantos anos eu não lhe vejo!
- Acho que já se vão uns trinta anos!
- E você continua em forma!
- Forma nada! Músculos em frangalhos... Veja os meus cabelos brancos...
- Pelo menos você tem cabelo...
Valúbio deu uma gargalhada.
- Você sempre foi careca, não pode reclamar!
Os dois estavam emocionados. Encontro de velhos sempre revolve a memória.
- Você está passeando ou fixou residência aqui?
- Estou passeando! Eu moro em Mônaco, um château no alto da montanha. Da minha casa, vejo o meu iate ancorado na baía.
- Por falar em iate, lembra daquele passeio que fizemos nas ilhas gregas?
- Claro que me lembro! O nome do comandante era Pitágoras!
- Mas você o chamava de Capitão Teorema!
Os dois deram risadas.
- Você tinha um segurança, um gigante...
- Ah, era o Trator... Morreu, coitado... Morreu cheio de saúde...
Caíram na gargalhada.
- E você, está morando aonde?
- Em Nova York... Eu tenho um triplex lá, de frente para o Central Park...
- Eu me lembro! Já passei uns dias lá, não foi?
- Não! Aquele eu vendi. Comprei outro, mais espaçoso...
- Mas aquele me dá boas recordações... Lembra daquelas russas que levamos pra lá?
- Claro! Aquela que ficou comigo, a tal de Karina, me deu um trabalho danado. Quase separação!
Os dois riam das boas recordações.
- Sabe, Valúbio, as mulheres sempre foram a minha perdição...
- A minha também... Lembra da Margot, lá de Brasília? Que mulherão!
- Eu juro que pensei que você ia largar tudo em troca daquela mulher.
- Por pouco, meu amigo, por pouco! Se não fosse aquela confusão...
- Que confusão?
- Aquele julgamento fajuto! Aquela besteira... Como chamavam?
- Não me recordo...
- Espera aí! Vou me lembrar... Ah! Chamavam de mensalão! Lembra?
- Não... Não me lembro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário