sábado, 1 de dezembro de 2012

A nova ortografia

Como se sabe, o idioma é dinâmico, tem vida, pode crescer, evoluir ou extinguir-se. O idioma segue os hábitos do povo que o utiliza e adapta-se aos novos meios de comunicação.

Nada, portanto, a criticar as novas locuções adotadas no idioma português, indispensáveis para as pessoas conseguirem se comunicar. Vamos dar exemplos de novos verbos introduzidos na “última flor do Lácio, inculta e bela”, como escreveu Bilac.

1) O verbo emeiar. Significa: corresponder-se por meio digital.  Exemplos de uso: “Roberto, emeia pra mim o seu parecer".  “Meu amigo, estou emeiando agora o currículo combinado”. Conjugação no presente: Eu emeio, tu emeias, ele (ela) emeia; nós emeiamos, vós emeiastes; eles emeiam. Trata-se de um verbo intransitivo, e não tem nada a ver com meia, ou fazer meia, isso é outra coisa.

2) O verbo presidentar. Exemplos de uso: “Ela presidenta a nação”. “Os dois presidentam o Brasil ao mesmo tempo?“ “Quem vai presidentar o Brasil em 2015?”. Conjugação no presente: Eu presidento, tu presidentas, ele (ela) presidenta; nós presidentamos, vós presidentais, eles presidentam. O verbo é transitivo direto, quem presidenta, presidenta alguma coisa.

3) O verbo mensalar. Exemplos de uso: “Eu mensaleio pra você”. “Eles mensalaram muito dinheiro”. Conjugação no presente: Eu mensaleio, tu mensalas, ele mensala; nós mensalamos, vós mensalais, eles mensalam. Trata-se de verbo intransitivo, quem mensala já se entende o que é.

4) O verbo donloudar. Exemplos de uso: “Eu donloudo o livro que você pediu". “Favor donloudar o arquivo completo da Ilha dos Cabritos". Conjugação no presente: Eu donloudo, tu donloudas, ele donlouda; nós donloudamos, vós donloudastes, eles donloudam. Transitivo direto, quem donlouda, donlouda alguma coisa.

5) Um novo verbo introduzido recentemente: joaquinzar. Exemplos de uso: “Eu joaquinzei a reunião dos condôminos”. “Aquele juiz joaquinza muito”. Conjugação no presente: Eu joaquinzo, tu joaquinzas, ele joaquinza; nós joaquinzamos, vós joaquinzais, eles joaquinzam. Verbo intransitivo (não precisa de complemento, todo mundo já entendeu).

6) O verbo propinar já existe, significando “dar a beber”, “ministrar”. Já escreveu Rui Barbosa: “Façam o que quiserem dessas secreções propinadas à freguesia incauta da imprensa”. Imaginem eu dizer: “Vou propinar um curso”. Mas, agora, é usado em novo sentido. Exemplos de uso: “Eu propino o servidor”. “Você vai propinar essa licitação?”. Conjugação no presente: Eu propino, tu propinas, ele propina; nós propinamos, vós propinais, eles propinam. Verbo transitivo (quem propina, propina alguém ou alguma coisa).

7) O verbo sirigaitar já existe, mas, agora, foi revivido. Significa pessoa pretensiosa, buliçosa, ladina. Exemplos de uso: “Ela sirigaitava no gabinete”. “Eu sirigaito, sim! Mas o meu chefe permite!”. Conjugação no presente: Eu sirigaito, tu sirigaitas, ele (ela) sirigaita; nós sirigaitamos, vós sirigaitais; eles sirigaitam. Verbo intransitivo, quem sirigaita, sirigaita e pronto!  

8) Outro verbo meio sumido e agora reassumindo suas forças é o pirulitar, muito usado pelos inocentados do mensalão e pela turma do CPI das cachoeiras. Significa cair fora, escapulir. Conjugação no presente: Eu me pirulito, tu te pirulitas, ele se pirulita; nós nos pirulitamos, vós vos pirulitais, eles se pirulitam. É um verbo reflexivo. A conjugação correta seria: Eu pirulito-me, mas ninguém fala assim.

9) E o último pertence ao Juca Kfouri, aqui copiado. É o verbo fulecar, pois deram o nome de Fuleco à mascote da Copa do Mundo no Brasil. Um nome horroroso, mas vai pegar. Exemplos de uso: “A seleção fulecou”. “Fulecamos todos, de verde e amarelo”. Conjugação no presente: Eu fuleco, tu fulecas, ele fuleca; nós fulecamos, vós fulecais, eles fulecam. Verbo intransitivo, quem fuleca está frito e ferrado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário