terça-feira, 1 de março de 2016

Os apuros do Prefeito

Da série: Contos Fantásticos

- Alô! É o professor? Como vai o senhor? Aqui é o Hilgurt, Prefeito de Titiquinha!
- Como vai, Prefeito? Tudo bem na sua cidade?
- A coisa tá preta aqui, professor! O dinheiro acabou todinho!
- É a crise, Prefeito.
- Eu estou precisando arrecadar, professor! Eu estava falando aqui com o Trúcio, o secretário geral, e ele recomendou ligar pro senhor. Ele disse que o senhor ajuda nessa coisa de arrecadar!
- Eu não conheço Titiquinha. Qual é a população do Município?
- Contando comigo tem 675 habitantes... Pera aí... O Trúcio! Dona Filó já morreu? Ainda não? Alo! Professor! Pode contar 674, porque tem uma senhora aqui que está nas últimas.
- Está certo. A Prefeitura cobra o IPTU?
- Ptiú? Pera aí... O Trúcio! A gente cobra ptiú? Não? Alô! Professor! A gente não cobra não, mas eu queria cobrar do Fritz, meu adversário político. Eu posso cobrar, não posso?
- Ele tem casa aí?
- Mora na fazenda dele! Esse Fritz cuida de boi.
- Então não pode.
- Mas ele é podre de rico! Não posso cobrar nada dele?
- Se ele é fazendeiro, só o ITR, mas o ITR é imposto federal...
- O Trúcio está dizendo que a gente podia cobrar o INSS... Pera aí... Como é Trúcio? Ah, o ISS!
- A gente cobra o ISS de quem presta serviço...
- Ele vive prestando serviço! Dá esmola pra todo mundo!
- De esmola a gente não pode cobrar ISS, Prefeito.
- E o alvará? Posso cobrar, não posso?
- Fazenda não é considerada estabelecimento para fins de alvará. Não pode cobrar não.
- Mas ele vende boi!
- Ele deve pagar ICMS como produtor rural, mas o ICMS é imposto estadual.
- Ah! Professor! O Trúcio está dizendo que a mulher do Fritz é Veterinária!
- Neste caso, se ela exercer a profissão a Prefeitura pode cobrar o ISS dela. E se ela tiver clínica veterinária na cidade, pode cobrar o alvará da clínica.
- Ela só trabalha na fazenda deles e não tem clínica.
- Bem, se ela só exerce a profissão na sua própria fazenda, vai ser difícil cobrar o ISS. E se não tem clínica, não tem alvará.
- Poxa, Professor! O senhor só atrapalha!
- O que eu posso fazer Prefeito? É preciso seguir a lei.
- Que lei?
- Ora, a lei do Município!
- Mas nós não temos lei nenhuma que trata disso!
- Nossa! Então a coisa é mais complicada ainda!
- O senhor é que complica! Muito obrigado por nada, Professor!
(E bateu o telefone).

Nenhum comentário:

Postar um comentário