domingo, 4 de outubro de 2015

A Máquina Burocrática

Ocorrência 1:
- Eu gostaria de obter algumas informações para tirar a licença de uma obra...
- Licença de obra é no Guichê 2, aqui do lado.
- Eu gostaria de obter... ué! Não foi a senhora que me atendeu no Guichê 1?
- Foi, mas também atendo no Guichê 2.

Ocorrência 2:
 - O que faço agora, minha senhora?
- Agora o senhor vai ao Banco para pagar a taxa de vistoria, tire uma cópia da guia e retorne aqui.
(algum tempo depois)
- Aqui está a cópia da guia paga.
- Muito bem, agora o senhor vai ao Banco para pagar a taxa de liberação do alvará, tire uma cópia da guia e retorne aqui.

Ocorrência 3:
 - O meu pai morreu há dois anos e a Prefeitura continua cobrando o ISS dele.
- O seu pai fazia o quê?
- Era médico.
- Acontece que ele não pediu o cancelamento da sua inscrição.
- Mas ele morreu de repente, infarto fulminante.
- Lamento muito, mas enquanto ele não pedir cancelamento a cobrança vai continuar...
- Mas, minha senhora, ele morreu!!
- Ora, o senhor pede por ele.
- Ah bom, o que preciso trazer?
- Uma procuração específica assinada por ele.

Ocorrência 4:
 - Eu fui autuado e recebi este auto de infração pelo Correio.
- O senhor quer a guia para pagar a multa?
- Não. Eu gostaria de examinar o processo dessa multa.
- Processo? Não tem processo, é apenas uma multa.
- Mas eu preciso saber o motivo dessa multa.
- Está tudo escrito aí, no auto de infração.
- Minha senhora, o auto diz que transgredi a alínea a do inciso XXIII do art. 238 da Lei n. 040/1999. Acontece que não estou conseguindo esta lei.
- Ah, e não deve conseguir mesmo! É uma lei muito antiga, de 1999.
- Mas eu fui multado com base nessa lei!
- Sabe que é, este Fiscal é da antiga, continua usando as leis velhas.
- Mas, minha senhora, eu preciso saber por que estou sendo multado!
- Ah, não pode não!
- Não posso?
- Não pode. O senhor nunca ouviu falar em sigilo fiscal?

Ocorrência 5:
 - Eu soube que a Secretaria de Desburocratização está aceitando sugestões para desburocratizar a Administração. Eu gostaria de saber o que faço para apresentar uma sugestão.
- O senhor precisa fazer a sugestão por escrito, em espaço 2, letra Arial, papel A4. Não esqueça de assinar.
- E dou entrada aqui com a senhora?
- Não. O senhor dá entrada no Protocolo Geral no 1º andar, com firma reconhecida ou cópia autenticada em cartório.
- Precisa disso?
- Precisa. Ah, o senhor passa lá agora e já pede uma guia para pagar a taxa de expediente. O Protocolo vai exigir o comprovante do pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário