terça-feira, 13 de outubro de 2015

O retorno do Fiscal

Da série: Conversas de Botequim

- Oi cara! Há quanto tempo não te vejo!
- É mesmo. Está bebendo o quê?
- A fantástica Spézia! Uma das melhores cachaças do mundo!
- Vou nessa. Garçom! GARÇOM! Traz um cálice, por favor!
- E como vai no emprego novo? Fiscal de Posturas, não é mesmo?
- Isso aí. Estou indo...
- Puxa! Tu tá desanimado, cara!
- É... O negócio lá é meio complicado...
- O Chefe está te aporrinhando?
- Não! O Chefe é legal, também é Fiscal.
- Então, o que é?
- Espera, deixa eu provar essa Spézia... Obrigado, Garçom.
- Então, gostou?
- Huum, nossa! Que maravilha!
- Eu não disse? Mas, me conta, o que te aporrinha no trabalho?
- É a engrenagem, o sistema de trabalho...
- Não entendi.
- Eu sei, é difícil de entender.
- Você não pode explicar melhor?
- Sabe que é, no fundo serviço público é uma merda, acho que é assim em todo lugar.
- Por que uma merda?
- Você só cumpre rituais: despacha um processo aqui, atende uma pessoa ali, preenche formulários, recebe formulários, arquiva formulários, cumpre horário e vai pra casa...
- Você não faz serviço externo?
- De vez em quando, para atender uma denúncia, para cumprir uma exigência de processo...
- Isso é bom!
- Não! Isso não é bom. Só serve para cumprir o ritual, manter as coisas aparentemente em dia.
- O que você queria mais?
- Eu queria ser cobrado! Ver resultados! Ser desafiado! Ser avaliado! Na verdade, eu nem sei se trabalho direito. Aliás, ninguém lá sabe se trabalha direito.
- Serviço público é assim?
- Bem, não sei se todo serviço público é assim. Lá é assim.
- O seu chefe não avalia o seu trabalho?
- Sabe o que o meu chefe me disse? “Finja que trabalha e eu finjo que chefio”.
- O negócio então é ficar escondidinho, na moita?
- Pois é. Já me disseram que o melhor serviço é aquele que não é publicado nos jornais.
- Como assim?
- Quando um jornal ou televisão esculhamba o serviço, você se expõe, chama a atenção.
- Então, o melhor é não ser notícia...
- Exatamente.
- Mas de vez em quando vocês fazem uma blitz, interditam uma loja...
- É o que a diretoria chama de Operação Colírio. Só serve de propaganda.
- Ah, por isso que essas operações são feitas em horário de maior movimento...
- Pra todo mundo ver! Mas, no final, não dá em nada.
- É compadre, acho que você não vai dar certo no serviço público.
- Também acho, mas já estou estudando pra outro concurso.
- É mesmo? Pra qual?
- Ascensorista no Tribunal de Justiça.
- Ascensorista? Por quê?
- Porque o salário é bem maior e o ascensorista sabe exatamente o que tem de fazer, não é mesmo?
- É verdade, é só no sobe e desce, dizer bom dia, boa tarde... Vai outra Spézia?
- Vou! Vamos brindar: Viva os Ascensoristas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário