terça-feira, 25 de agosto de 2015

Coisas que irritam

Um dos direitos dos idosos é de irritar-se. A gente se irrita e os jovens ficam, assim, olhando pra gente com aquele olhar piedoso, a pensar: “coitado, já está gagá”. Mais um motivo para irritar-se. São tantas mexidas na Constituição Federal que recomendo mais uma, de ser acrescentado o princípio da irritabilidade: “Todos os idosos têm direito a irritar-se diante da idiotice de outrem”.

Algo que irrita é mãe colocando palavras na boca do filhinho. “Diz obrigado, meu filho”. E a pobre criança repete: “Bligado”. Ou, então: “Diz bom dia ao vovô”. E o filhinho repete: “Dia”. Isso não é educar, é adestrar, como se a criança fosse um papagaio aprendendo a repetir palavras. A criança perde a espontaneidade, mas demonstra ser bem educadinha. “Ah! Que bonitinho! É tão educadinho o seu filho!”. E a mãe se pavoneia, toda orgulhosa.

Outra coisa que irrita um idoso é ser obrigado a estar presente nas festas de crianças. Tem coisa mais chata do que festa de criança? Ficar ali, sem saber o que fazer, com a criançada correndo entre as suas pernas. O curioso é que o aniversariante não está nem aí com a sua presença, ela quer é brincar com as outras crianças, mas se o vovô ou vovó não vão, o que os outros vão dizer? Ou seja, tem que ir para que os outros não pensem mal de você, não é por causa do aniversariante. Que coisa irritante essa hipocrisia!

Irritante também são esses programas de televisão chamados telejornais, quando o apresentador fica falando, falando sobre um mesmo assunto. E fica na sua frente repetindo mil vezes a notícia e mostrando a mesma cena repetidas vezes. Ainda bem que televisão basta desligar ou mudar o canal. Mas, quando alguém banca o apresentador de televisão e fica repetindo, repetindo o mesmo assunto na sua frente, ou você se levanta e vai embora ou corre o risco de enfartar-se. Mas, “não fica bem levantar-se e ir embora”, é falta de educação. A solução, então, é enfartar-se.

E aquela mania de enfiar um “entendeu” em todas as frases? Meu Deus! Tem algo mais irritante do que ficar ouvindo entendeu, entendeu, entendeu, a cada segundo?

E essas moças, coitadinhas, que telefonam para vender alguma coisa? Por mais que você diga e afirme que não quer, a moça insiste e insiste. E ainda diz que a ligação está sendo gravada!! Arre! É dose para elefante! Mas, se você desligar é sinal claro de falta de educação.

E esses políticos discursando? E os jornalistas políticos com as suas retóricas cansativas?

E ficar aqui, escrevendo essas bobagens, também é algo irritante. Entendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário