segunda-feira, 22 de junho de 2015

A moda do livro para colorir


Dizem os entendidos que o único setor de atividades econômicas em crescimento no Brasil é a venda de livros para colorir, sem contar, é claro, com o pujante desenvolvimento das atividades criminosas, tanto do tipo macro (empreiteiras, por exemplo), quanto do tipo micro (assaltos de rua com esfaqueamento, por exemplo). Outros setores que devem estar crescendo são o da comercialização de facas e revenda de celulares usados, mas não temos estatística oficial a comprovar. Não devemos, porém, esquecer o forte incremento na venda de lápis coloridos, que segue a reboque dos tais livros de colorir.

Voltando ao assunto de livros para colorir, os interessados explicam o maravilhoso efeito contra o stress nas pessoas adultas. Assim, quando você estiver estressado pegue um livro e fique colorindo as casinhas, as florzinhas, as paisagens bucólicas. Não se preocupe em desenhar tudo direitinho, ou adotar um estilo pessoal na arte do desenho, pois, deste modo, você ficará mais estressado ainda e terá de comprar outro livro para evitar o stress de desenhar o anterior.

Este é um problema sério que você deve evitar! Nada de relaxar com a procura de outro motivo que possa enervá-lo e sair chutando o cachorro ou espezinhando os que o cercam. Triste exemplo foi aquele sujeito que se achou tomado pelo espírito de Van Gogh, começou a abusar do amarelo e acabou cortando a orelha!

Em resumo, se você for um perfeccionista, não use livro para colorir. Mas, se você insistir recomendo intercalar com a leitura de um livro verdadeiro, de bom autor, como Simenon, Leblanc, Agatha Christie, Chandler, Luke Delaney, Ken Follet, Hammet, Dan Brown, livros assim, de leitura fácil e amena, que prende a sua atenção e remove o stress do dia a dia. Nada de coisa complicada, tipo Nietzsche, Schopenhauer, Kant, Descartes, você vai ficar mais maluco do que está.

A propósito, há quanto tempo você não lê um livro verdadeiro? Livro para se ler e não para desenhar? Cuidado! Com essa história de desenhar você pode acabar esquecendo o significado das letras e fazer parte do índice de analfabetismo do país. Aliás, esse índice deve estar aumentando a pleno vapor. Como evidência, compare o número de livros para colorir vendidos com o de livros verdadeiros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário