quarta-feira, 12 de abril de 2017

Conversas (im)possíveis

Primeira conversa:
Político – Eu gostaria de pedir ao senhor uma colaboração financeira para o meu partido.
Empresário – Podemos colaborar, mas o valor vai depender da contrapartida.
Político – Que contrapartida? Eu estou pedindo uma doação espontânea e de acordo com a lei.
Empresário – Assim é difícil, porque se dermos ao senhor seremos obrigados a doar dinheiro para todos os partidos... O senhor sabe, a empresa é apartidária...
Resultado: negócio furado.

Segunda conversa:
Político – Cara, estou precisando de dinheiro pra próxima campanha. Você pode ajudar?
Empresário – Posso, é claro, mas o valor vai depender da contrapartida.
Político – Não sei qual seria a contrapartida, mas, se você ajudar pode contar comigo em ajudá-lo nos seus negócios.
Empresário – Faz o seguinte, me ajude a fechar aquela obra na Escola Estadual Papai João e eu lhe dou 5% do valor do contrato.
Político – E de quanto é essa obra?
Empresário – Era 1 milhão, mas terei de aumentar para 1 milhão e duzentos mil para poder lhe dar os 5%.
Político – E pode ser uma doação legal?
Empresário – Pode. Ninguém vai saber de onde tirei o dinheiro.
Resultado: negócio fechado.

Terceira conversa:
Político – Tenho mais de cem milhões em obras. Quer pegar?
Empresário – Pego, mas quanto vai me custar?
Político – A comissão é de 20%.
Empresário – É muito. Aumenta para duzentos milhões de obras que eu topo.
Político – Neste caso, serão 20% sobre duzentos milhões...
Empresário – Está certo! Todo mundo ganha.
Político – E como você vai me pagar?
Empresário – Em dez prestações, à medida que as obras sejam aprovadas e pagas.
Político – Quero em dinheiro vivo.
Empresário – Entrego no lugar que você quiser.
Resultado: negócio fechado.

Quarta conversa:
Político – Estou aqui recomendado pelo Senador. Estou precisando de doação.
Empresário – Não faço doação, faço negócios.
Político – Que tipo de negócio?
Empresário – Ora, você me coloca para tocar as obras do seu Município e lhe repasso uma comissão.
Político – Mas eu sou prefeito da cidade de Perereca, não tenho obra nenhuma!
Empresário – Sinto muito, Prefeito, mas a empresa não é casa de caridade.
Político – Então, o senhor não vai me conseguir nada?
Empresário – Não! E por favor, diga ao Senador pra não ficar me mandando político pobre.
Resultado: negócio furado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário