sábado, 2 de julho de 2016

O marketing facial

O político foi ao consultório do doutor marqueteiro.

- Doutor, eu gostaria de saber qual é a melhor imagem que devo divulgar ao público.

- Depende da situação do momento. Se você estiver sendo preso na Lava a Jato, transmita uma imagem PR.

- PR?

- Isso mesmo! PR significa Perplexo Revoltado! Olhar profundo, mas sem olhar a câmera que o filma ou fotografa. Olhando para frente! Cabeça erguida! Feições sérias, mas não carrancudo. Lábios contraídos! Maxilar tenso!

- E se eu estiver sendo entrevistado?

- Neste caso, você adota o LI: Lúcido Inteligente! Olha para a câmera, como estivesse falando diretamente ao público. Semblante jovial com esboço de sorriso, tipo Mona Lisa. Transmita tranquilidade e jamais vire os olhos para o alto quando for responder a pergunta. Olhar para a esquerda é sinal que está inventando uma resposta. Para o alto significa que está mentindo.

- Se eu estiver sendo acareado pelo juiz?

- Use a imagem SA: Sinceridade Absoluta! Mantenha-se sério! Olhe nos olhos do juiz ao responder e quando ouvir suas perguntas. Ao responder sobre números, folheie alguns papéis para fingir que está fornecendo números exatos. E sempre postura formal, empinado na cadeira e peito ereto!

- Se eu estiver ministrando uma palestra?

- Em tal situação você adota a imagem ET: Erudito Tranquilo! Fale de forma pausada. Transmita um conhecimento profundo, mesmo que não o tenha. Conte algumas piadinhas elegantes. Sorria para a plateia sem ser bonachão. Olhe para todos sem olhar ninguém. E não deixe de usar óculos de lentes claras, mesmo que não precise.

- Doutor, qual é a imagem que devo transmitir quando negocio uma propina?

- Em primeiro lugar, nunca use essa palavra! Você estará sempre arrecadando fundos para campanhas políticas! Nunca para o seu próprio bolso, embora ninguém acredite. Nessas reuniões, use a sua melhor roupa, terno e gravata! Transmita uma imagem de pessoa superior, que está ali para ajudar e não para ser ajudado. Não beba durante a reunião! E de vez em quando se afaste para falar no celular, sempre pedindo licença aos demais.

- E qual é a sigla dessa imagem?

- Ah, essa é a CP!

- O que significa CP?

- Significa Cara de Pau! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário