quarta-feira, 8 de junho de 2016

O Moralista

Bombósio Espinafro, indicado para investigar políticos pela prática de delitos, deu início às suas árduas tarefas nas câmaras municipais da vasta região de sua competência, a perseguir os passos da vereança lá aquartelada. Ao puxar um fio de suspeita deparava-se com outro e mais outro, até formar um nó embolado de difícil desatamento. Chegou à conclusão de que todos os edis estavam engajados nos crimes de peculato e, assim, a pedir a prisão de todos eles.

Câmara Municipal vazia voltou-se aos Prefeitos, a perscrutar suas vivências públicas e a concluir pela culpabilidade geral, de crimes praticados a esmo. Soltou relatório pedindo a prisão de todos.

Municípios acéfalos, partiu em direção ao Estado e acostou provas e presunções, dando-lhe embasamento à denúncia contra todos os deputados, suplentes e supérfluos, enfiando todos na cadeia. Não fez vista grossa aos governadores, ao apurar falhas licitatórias e outros despautérios, prendendo-os todos.

Mesmo engabelado no Congresso Nacional, manteve-se entono na sua plenitude de altivez e através de escutas sigilosas apurou a sem-vergonhice desenfreada, requerendo o acautelamento de todos os congressistas.

Foi, então, ao aproximar-se da casa mais alta, que constatou a terrível verdade de que se fossem presos todos os maledicentes nenhum sobraria. E, por certo, sendo a corrupção a regra maior, sem ressalvas e exceções, seria ele o verdadeiro criminoso e não os outros, os acoitados. Pois impossível germinar a honradez em meio à imoralidade consolidada e sedimentada em tantos anos de falcatruas.

Sim! Era ele, Bombósio Espinafro, o verdadeiro infrator, aquele que ruma em direção oposta, a tergiversar às normas regulamentares do ilícito, aquele que contraria as regras da conduta desmazelada e imposta a todos os homens de fé pública e de imoralidade ilibada! 

E foi assim que Bombósio Espinafro requereu à Justiça a sua prisão incontinenti, de preferência confinada em solitária de vigilância máxima, para que evite todas as formas de contágio do mal da honestidade que o aflige. 

Um comentário:

  1. Estará a Bíblia certa: 'O mundo jaz no maligno'. Pressupondo que maligno seja: engodo, engano, embuste, adulação, lisonja, bajulação, mentira, pantomima, sofisma, tapeação, tramoia e etecetera. É curioso ver que há mais sinônimos para a mentira que para a verdade. Começa por aí os enganos deste mundo.

    ResponderExcluir