sábado, 9 de janeiro de 2016

A Comunidade Perplexa


Reorganizada a rotina (graças a Deus!), depois da bagunça das festas de fim de ano (o pessoal que esteve lá em casa esvaziou uma caixa de Spézia! Uma turma de alcoólatras desavergonhados! Não me deixaram uma para o enterro dos ossos!), fui à padaria comprar o pão de cada dia e encontrei os comunitários reunidos na frente da banca de jornais do Daniel. Dona Zica das Tainhas chorava com as mãos nos olhos.

“Bom dia, o que aconteceu, Dona Zica?”, fui logo perguntando.

Dona BPereira segurava um filho novo no colo e com o outro braço abraçava Dona Zica.

“Sabe, doutor? O banco não pagou a pensão dela, cambada de desgraçados!”.

Eu não sabia que Dona Zica recebia pensão além da Bolsa Família.

“Quem paga a pensão?”, perguntei.

“O marido dela era funcionário do Estado. Trabalhava num hospital”, explicou Daniel.

“Cambada de ladrões!”, gritou Chinelinho.

“Esses banqueiros dominaram o Brasil!”, disse furioso Henheco, o eletricista comunista.

Tentei consertar:

“O governo do Estado atrasou os pagamentos. Minha mulher também não recebeu a sua aposentadoria”.

Índio das Verduras tentou fazer negócio no meio da confusão:

“Doutor, tenho aí uma rúcula fresquinha, vai querer?”

Pezinho, sentado no banquinho, interveio:

“O Brasil está quebrado! A China já levou a metade do Corinthians! Só falta o Coringão ir disputar o campeonato de lá!”. Pezinho só pensa em futebol.

Dona Zica, entre choramingos:

“Ainda bem que a dona Dilma pagou a Bolsa Família. Se não fosse isso eu não tinha nada”.

Dona BPereira deu uma risada:

“Que é isso, Zica? Está escondendo o jogo? Você vendeu tainha pra cacete nesses feriados!”.

Dona Zica retrucou:

“Gastei tudo com os meus filhos. Eles fizeram um pagode e precisavam de dinheiro”.

Dona BPereira não perdoou:

“Ah, seus filhos! Um bando de vagabundos! Maconheiros que vivem à sua custa!”.

Dona BPereira foi muito dura. Dona Zica redobrou o choro.

Daniel tentou mudar o assunto:

“Doutor, o governo pode deixar de pagar pensão?”.

“Bem, não deveria. Pensão é direito do pensionista, mas eu li que o Estado vai pagar no dia 10”.

Dona Zica arregalou os olhos:

“É verdade, doutor?”.

E dona BPereira falou na frente:

“E se sair a grana não vai contar pros seus filhos, aqueles sanguessugas miserentos!”.

Dona Zica voltou a chorar, e eu aproveitei a deixa e saí de fininho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário