domingo, 28 de dezembro de 2014

O Governador e o Ministério Público

O Governador eleito comparece na sede do Ministério Público Estadual.

Governador – Bom dia, doutor! Como o senhor está?
Procurador-Chefe – Bom dia, Governador. A que devo a honra da sua visita?
Governador – Como o senhor sabe ano que vem assumo a Governança...
Procurador-Chefe – Estou sabendo...
Governador – Pois é. Agora, estou montando a minha equipe e estou cheio de dúvidas...
Procurador-Chefe – O ato de nomear é de grande responsabilidade...
Governador – É sempre aquela história, muitos pedidos, muitos compromissos, muitos afiliados...
Procurador-chefe – Mas aonde o senhor quer chegar?
Governador – É o seguinte: estou com medo de nomear gente com problemas na Justiça...
Procurador-Chefe – Fácil de resolver: pede certidão negativa da Justiça.
Governador – Não funciona! Todo mundo é ficha limpa, mas, de repente, pimba! Lá aparece ele indiciado em alguma tramoia.
Procurador-Chefe – São coisas que acontecem...
Governador – Acontece porque o Ministério Público já o investigava, não é isso?
Procurador-Chefe – Bem, investigar é uma de nossas funções...
Governador – Exatamente! O Ministério Público pode estar investigando um nome que ainda é ficha limpa, não é mesmo?
Procurador-Chefe – Bem, isso realmente é possível...
Governador – Pois então! Este é o meu receio!
Procurador-Chefe – E o que é que o senhor deseja?
Governador – Bem, eu gostaria de passar uma lista para o senhor e receber resposta de quem está sendo investigado e quem não está, seria possível?
Procurador-Chefe – Impossível! Não podemos fazer isso!
Governador – Por que o senhor não pode fazer isso?
Procurador-Chefe – Porque o Ministério Público não é serviço de cadastro!
Governador – Olha, seria somente um sim ou um não! Nada mais!
Procurador-Chefe – Não podemos! As nossas investigações preliminares são confidenciais.
Governador – Mas a informação seria estritamente confidencial! Não conto pra ninguém!
Procurador-Chefe – Mesmo confidencial ia parecer que estamos abonando e desabonando nomes. Não podemos endossar candidatos a cargos políticos!
Governador – Seria por debaixo do pano. Eu não quero nomear alguém e depois descobrir que o sujeito está com problemas no Ministério Público.
Procurador-Chefe – Infelizmente, não podemos ajudar. Se amanhã um nomeado for indiciado o senhor vai dizer que o Ministério Público aprovou o nome dele.
Governador – Não vou fazer isso! Hoje é uma situação, amanhã é outra!
Procurador-Chefe – Desculpe, mas não vai dar. Volto a recomendar que as pessoas indicadas apresentem certidões negativas.
Governador – Meu amigo, ficha limpa todo mundo tem. Depois que inventaram a tal da prescrição e a tal da certidão positiva com efeitos negativos, a certidão é papel sem valor...
Procurador-Chefe – Discordo! Ainda significa muito!
Governador – Ah é? Pois veja, eu tenho certidão negativa, mas estou sabendo que o Ministério Público anda investigando o meu nome...
Procurador-Chefe – Não sei nada disso...
Governador – Sabe sim! Foi o senhor que mandou me investigar, não é verdade?
Procurador-Chefe – Não comento investigações preliminares...
Governador – E nem me dizer como andam essas investigações preliminares?
Procurador-Chefe – Segredo de justiça, senhor Governador, segredo de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário