terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cadastrando o IPTU

Da série: Manicômio Fiscal

No Setor de Atendimento da Prefeitura:
- Bom dia, eu queria que o IPTU da minha casa fosse feito em meu nome...
- Qual é a inscrição da sua casa?
- Está aqui... A senhora pode ver que ainda está em nome da loteadora...
- Estou vendo aqui no computador que a sua casa pertence à Loteadora Lava a Jato Ltda.
- Pois é. Mas esta loteadora faliu há mais de trinta anos e os donos fugiram.
- Tudo bem! O senhor me traz a escritura registrada no Cartório, seu CPF e RG, certidão de nascimento, certidão negativa do imóvel e comprovação do pagamento do ITBI que eu transfiro o imóvel para o seu nome.
- Mas eu não tenho escritura! Sou posseiro do imóvel.
- Ah, sem escritura não posso mudar o nome.
- Mas, minha senhora, fui eu que construí essa casa e vivo lá há mais de vinte anos!
- Não tem jeito, sem escritura não dá.
- Deixa eu mostrar à senhora... Veja, aqui estão os carnês desses anos todos! Sou eu que pago!
- Isso não prova nada! O senhor tem o contrato de promessa de compra e venda?
- Não! Eu comprei o terreno do seu Bidinho, que vivia lá desde que a loteadora faliu. Olha, eu tenho aqui o papel da compra...
- Papel de pão?
- É o que a gente tinha na hora. Está vendo esse X aqui? É a assinatura do seu Bidinho.
- Meu senhor! Eu não posso usar esse papel como documento de aquisição. Preciso da escritura!
- Mas, minha senhora, nem o seu Bidinho tinha escritura. Ele só ocupou o terreno e fez um barraco. Fui eu que construí a casa muito tempo depois.
- Em português claro, o seu Bidinho invadiu a propriedade, não é mesmo?
- Invadiu é uma palavra forte. O seu Bidinho, que Deus o tenha, era um homem de bem. Ele ocupou o terreno que estava abandonado.
- Mas tinha um dono...
- Uma loteadora que não existia mais!
- Bem, não importa! Sem escritura não altero o nome do proprietário.
- Então, me diz uma coisa: se eu deixar de pagar o IPTU, a Prefeitura vai cobrar de quem?
- Ora, isso não é assunto meu, é lá do pessoal da dívida ativa, mas acho que o IPTU vai ser cobrado da loteadora.
- A loteadora não existe há séculos!
- Então, acho que vão atrás de quem mora lá...
- Que sou eu!
- Vão cobrar do senhor!
- Ué! Como vão cobrar de mim se eu não sou proprietário?
- Não importa! A lei diz que o possuidor também é responsável pelo IPTU.
- Este é o ponto, minha senhora! Se eu também sou responsável, por que a casa não pode estar no meu nome?
- Porque o senhor não tem escritura!
- Mas para cobrar de mim não importa se tenho escritura, é assim?
- É mais ou menos assim.
- Minha senhora, sou pobre, mas não sou burro. Vou fazer o seguinte: vou deixar de pagar o IPTU e a Prefeitura vai me cobrar o imposto. Então, peço para que a Prefeitura prove que eu sou o posseiro. Quando ela provar, pago tudo e venho aqui para mudar o nome do proprietário. Assim, fica tudo certo, não é mesmo?
- Ah não sei! O senhor faça do jeito que achar melhor. O PRÓXIMO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário