quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Negociações políticas

Conversa particular entre o gestor eleito e um candidato a cargo político:

- Bem, eu posso lhe oferecer um posto com 30 FG, 200 milhões para CP e 5 PS.
- Mas você tinha me prometido um posto com 500 milhões para CP...
- É verdade, porém, o posto com 500 milhões para CP não tem nenhum PS e apenas 10 FG, o que você prefere?
- 10 FG!! Isso não dá pra nada!
- Exatamente! Eu quero dizer que você precisa mais de FG do que de CP.
- Você não pode aumentar pra 20 FG? Já ajudaria...
- Não dá! O pessoal da Fazenda vem com tesoura afiada. E eu prometi não aumentar FG.
- Este posto com 30 FG é interessante, mas 200 milhões de CP é muito pouco...
- Você esta esquecendo que o posto tem 5 PS. Você vai aparecer na mídia todos os dias!
- Bem, isso é verdade, mas com pouca CP não poderemos movimentar recursos. E dinheiro é a mola de tudo!
- Meu caro, você terá dinheiro separado para manter os PS...
- Dinheiro carimbado! Não pode ser gerido! A Secretaria do Tesouro vai ficar olhando, metendo o bedelho!
- Realmente, é dinheiro carimbado, mas com enorme repercussão política!
- Acho que este posto deve ser dado a algum político jovem, que quer aparecer, fazer nome. Não é o meu caso, já sou conhecido, já estou velho. Estou precisando de muita CP, movimentar recursos!
- Você não pretende candidatar-se na próxima?
- Não! Chega! Pretendo terminar a carreira neste posto de sua gestão. Estou pensando em lançar o meu neto...
- O Netinho? Aquele menino? Qual é a idade dele?
- Está com 12 anos, mas é muito esperto! Já sabe dirigir!!
- Parabéns! No entanto, você não acha que é muito cedo para ele?
- Quando terminar o mandato ele terá 16. Faço uma jogadinha e aumento pra 18. E ele vai de vereador pra começar.
- Ora, algum adversário vai fazer conta e descobrir a idade certa dele.
- Por isso eu preciso de muita CP! Com dinheiro eu elimino até a matemática dos adversários!
- Bem, o risco é seu, mas de qualquer modo não tenho outra vaga.
- Mas você tinha me prometido 500 milhões de CP.
- É verdade, mas aquele posto foi ocupado pelo Breguete...
- Breguete vai voltar?
- Vai. Foi ele que quis e você sabe que não posso dizer não.
- Claro! E ele vai ficar com o posto de 500 milhões de CP?
- Mais ainda! Tive de aumentar para 1 bilhão.
- Então está feito! Aceito o posto que você me ofereceu!
- Você não vai ficar zangado?
- Não! O Breguete vai me ajudar, tenho certeza! Ele é meu amigo!
- Olha! Cuidado com esses repasses...
- Tranquilize-se! O Breguete sabe como fazer essas coisas
- Então, está fechado! Posso comunicar à imprensa?
- Pode, mas me diz uma coisa: qual é a função deste posto?

Informação – significado das abreviaturas:
FG – Função Gratificada;
CP – Concorrência Pública;
PS – Programa Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário