quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A revolução econômica da Região Norte (II)

O (excelente) Jornal Valor publicou hoje (dia 23) matéria que foi meu assunto no artigo “A revolução econômica da Região Norte”, publicado neste blog no último dia 18. O artigo do Jornal acrescenta informações valiosas e acaba por corrigir alguns pontos do meu artigo. Vamos a eles:

A) Ao contrário do que eu disse, o Canal de Panamá já comporta a passagem de navios de até 60 mil toneladas de carga. A obra de modernização do canal permitirá a movimentação de navios de até 150 mil toneladas (ops!!). A mudança do navio já será suficiente para reduzir em 20% o custo do transporte.

B) O valor médio do frete do Mato Grosso para os portos de Santos ou Paranaguá fica em US$ 133 por tonelada. O embarque via Pará terá um frete estimado em US$ 88

C) O trajeto de ida e volta até a China seria reduzido de 40 para 36 dias em relação ao caminho hoje percorrido pelos navios que saem de Santos e Paranaguá, a lembrar que a China importou 75% da exportação brasileira de soja em 2013.

Bem, o Jornal ressalta as preocupações com o término do asfaltamento da BR-163, prometido pelo Governo para o ano que vem. Sem este asfaltamento tudo vai ficar difícil e talvez comprometer todo o grandioso projeto. Acredito que devemos ter fé, ou “fé de mais” ou “fé de menos”. No caso, eu prefiro “fé de mais”.

O artigo do Jornal Valor foi assinado pelas jornalistas Mariana Caetano e Bettina Barros. Aos queridos amigos, principalmente dos Estados do Pará e do Mato Grosso, recomendo adquirir o Valor do dia 23 de janeiro de 2014, recortar e guardar o artigo. Como diz o Góes, do Jornal O Globo, vamos torcer, vamos cobrar.


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