segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Manicômio

Da série: Conversas de Botequim


- Meu grande amigo Fernandinho Taboada! Que alegria rever-te!
- Que bom encontrar-te! Só assim me livro das amarguras!
- Das amarguras eu te livro num instante... Garçom! Traga duas Weber Haus treze anos! E por favor, de corridinho!
- Treze anos?
- Pois te provo Fernandinho! Uma cachaça envelhecida treze anos em barril de carvalho e cabriúva! O néctar dos deuses!
- Pois preciso mesmo de algo assim. Estou acabrunhado e triste!
- Meu Deus! Não me vá dizer que tiveste que ir à Prefeitura pedir alguma coisa!
- Não! Desta vez a Prefeitura não é culpada. Foi a Justiça Eleitoral!
- Justiça Eleitoral? Tu pretendes ser candidato?
- Que nada! Fui à Justiça Eleitoral para trocar o meu registro. Eles estão exigindo que se faça a troca!
- Pois eu ainda não fui e nem sabia de tal exigência.
- Vai ter que ir, caso contrário não vota na próxima eleição.
- Mas eu não quero mesmo votar!
- Se não votar, paga multa, não tira passaporte, sujam o seu nome, violentam o seu passado!
- Mas não vivemos numa democracia? Vota quem quiser!
- De jeito nenhum! Todo mundo é obrigado a votar, nem que seja em branco!
- Não votar ou votar em branco não é a mesma coisa?
- Eles dizem que não! Eles querem que pelo menos tu estejas lá, para fazer fila e votar em branco.
- Espere um pouco! Vamos tomar a nossa cachaça e depois me conte os teus dissabores. Saúde!
- Barbaridade! Que coisa maravilhosa é esta?
- Não disse? E tem gente que bebe uísque! Garçom! Traga mais duas, por favor!
- Boa pedida! Mas, como estava te dizendo, fui a Justiça Eleitoral cumprir essa obrigação. Peguei senha e fiquei aguardando meia hora...
- Mas tu não agendaste a hora?
- Agendei dez dias antes! De que serve esse tal de agendamento, se ainda tenho que pegar senha e ficar aguardando na fila?
- Não tenho a mínima ideia, mas continua...
- Quando fui atendido, o sujeito mal encarado me disse que eu não votei em 2002 e tinha que pagar multa.
- E tu não votaste em 2002?
- Pois eu nunca deixei de votar! Mas eu não tenho mais aquele papelzinho de 2002. Já se passam onze anos! Eu disse ao sujeito mal encarado que se não votei, o que não acredito, a multa já prescreveu!
- E o que ele disse?
- Que não entende nada disso. Que se eu quisesse reclamar que fizesse um requerimento ao doutor juiz, dava entrada no protocolo e aguardasse uma decisão.
- Barbaridade! Que burocracia! E o que aconteceu depois?
- O sujeito mal encarado disse que eu tinha que pagar uma multa de três reais!
- Bueno! Pelo menos a multa é de valor pequeno. Tu deste os três reais a ele?
- Não pode! Eu tinha que ir a um Banco para pagar a multa de três reais!
- A tal burocracia! Gasta mais de passagem de ônibus do que de multa.
- Mas o pior não é isto! Só posso trocar o meu registro depois que pagar a multa!
- O quê? Então, tu foste lá à toa?
- É o que eu digo! Tinha que pagar e depois agendar outra data para trocar o registro!
- E pegar fila novamente?
- É o que eu digo! E perder mais um dia de trabalho!
- Barbaridade! E agora? O que vais fazer?
- Rasguei a multa e não voto mais!
- E tu vais preso?
- Não! Já passei dos setenta e não preciso mais votar!
- Por que então tanta agonia?
- Porque gosto de cumprir minhas obrigações, mas acho que os governantes não querem. Quanto mais bagunça, melhor!
- Bueno! Então esquece tudo isso e vamos brindar!
- Vamos! À Burocracia! Tim-Tim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário