quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Espiões na Internet

Você navega na internet? Pois bem, saiba que gente estranha anda investigando sua navegação para identificar o seu perfil. Essa gente estranha quer conhecer sua personalidade e idiossincrasias com a intenção de vender o seu nome e endereço digital para clientes certos. Tudo que você faz on-line é monitorado por combinações de ‘cookies’, ‘beacons’ e uma infinidade de dispositivos de rastreamentos. Se você estiver sozinho em casa e resolver visitar sites de mulheres peladas ou de homens sarados (há quem goste), não pense que sairá incólume: gente estranha espreita e sabe de suas escapadas na web.

Cada pessoa tem, normalmente, uma rede de sites favoritos. Abre a internet e viaja nos endereços costumeiros, os de sempre. GE (gente estranha) não tem qualquer dificuldade com essas pessoas tradicionais, já sabe o seu perfil. O problema ocorre com pessoas complicadas, que a cada dia viaja em mares nunca antes navegados. Eu sou um desses complicados: um dia, estou no site do STJ, outro dia, em livraria, daqui a pouco mudo para plantio de orquídea, depois vou à guerra do contestado, mais adiante no estudo da fibra ótica, uma confusão danada! O GE fica doido!

Foi por isso que o GE resolveu conversar comigo. Eu estava passeando na internet quando o monitor travou e apareceu uma pergunta: “Afinal, quem é você?”. E abaixo um quadradinho luminoso com a mensagem: “To Answer”. Demorei alguns minutos para entender o que estava acontecendo. Decidi responder: “Quem quer saber?”. Veio a resposta: “O seu computador”. Respondi: “Não enche o saco”. O computador: “Não seja mal educado”. Respondi: “Pois bem, eu sou o seu dono”. O computador: “Não é coisa nenhuma! Os meus donos são a Microsoft, o Chrome, Adobe, Symantec e outros. Você é apenas usuário”. Respondi: “Eu paguei para adquiri-lo, portanto, sou o seu dono”. O computador: “Você é um otário. Pagou pela máquina, mas quem dirige a máquina não é você”.

Eu estava perdendo a paciência. Escrevi: “Vê se me esquece! Sai fora porque preciso trabalhar”. O computador: “Trabalhar? Não seja cara de pau! Você fica enrolando o tempo todo”. Escrevi: “E se eu não responder, o que você vai fazer?”. O computador: “Vou te sacanear. Se for ao Google buscar Dilma vou lhe mandar Lula; se buscar STF vou lhe mandar Congresso Nacional; se buscar fotos de mulheres vou lhe mandar fotos da Suplicy, Ana Maria Braga e Erundina”.

Considerei-me vencido, era demais! Perguntei: “Então me diz o que você quer saber”. O computador: “Já disse. Quero conhecer o seu maldito perfil. Quem é você?”. Respondi: “Está bem! Sou uma pessoa mentirosa, prolixa e contadora de histórias”. O computador: “Viu? Não foi fácil? Vou enquadrá-lo em... Advogado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário