segunda-feira, 23 de março de 2015

PPP - Parceria Público-Privada

Da série: Conversas de Gabinete

Representante Público – Bem, o máximo que consegui para fechar o contrato foi 1 Bi.
Representante Privado – É pouco! Bota mais 500 que eu fecho.
Lobista – Não se esqueçam da minha parte.
Representante Público – Posso botar mais 300, mas a comissão de intermediação aumenta para 2%.
Representante Privado – Não dá! E o lucro da privada?
Lobista – Não se esqueçam da minha parte.
Representante Público – Faço o seguinte: fica 1 Bi e 300 e passado um ano coloco um aditivo de 20%.
Representante Privado – Com 2% de intermediação?
Representante Público – Claro!
Representante Privado – Em cima também do aditivo? É muito!
Lobista – Não se esqueçam da minha parte.
Representante Público – Então, vamos fazer o seguinte: coloco um aditivo de 25% e mantenho os 2% de intermediação sobre os 20%.
Representante Privado – Melhora um pouco, mas não é suficiente. Este ano vamos ter muita chuva, greve de operários, falta de material, o aditivo tem que ser maior.
Representante Público – Podemos reexaminar o aditivo no momento certo. Por enquanto, eu garanto 25%.
Representante Privado – Pode pensar num aditivo de uns 50%.
Representante Público – Neste caso, a comissão de intermediação vai pegar tudo.
Representante Privado – Puxa! Está difícil negociar com você.
Representante Público – Você não sabe das dificuldades que enfrento. Todo mundo quer um pedaço cada vez maior.
Representante Privado – Goela profunda...
Representante Público – Bota profunda, mas não se esqueça que as despesas são muitas. Você sabe quanto custa uma eleição?
Representante Privado – E eu não sei? Você esquece as doações que tenho que fazer aos partidos? Aliás, poderíamos incluir nos 2% da comissão essas doações, seria justo!
Representante Público – Você está louco? Aí mesmo que não vai sobrar nada para mim!
Representante Privado – Bem, foi uma ideia, mas não posso aceitar um aditivo menor que 50% e a comissão não ultrapassar os 2% de até 25% do aditivo.
Representante Público – Concordo, mas com uma condição.
Representante Privado – Qual é?
Representante Público – As despesas de repasse do doleiro ficam por sua conta.
Representante Privado – Bom, posso dar um jeito...
Representante Público – Então está fechado.
Lobista – E a minha parte?
Representante Privado – Eu assumo. A gente fecha um contrato de consultoria, está bom?
Lobista – Se você pagar os encargos por fora eu emito até nota fiscal.
Representante Privado – Tudo bem, está fechado.
Representante Público – Então, todos de acordo? Posso puxar a descarga?
Representante Privado e Lobista – Pode! Escorre tudo na privada! E que nada fique público!
Representante Público – Eu adoro essas parcerias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário