sábado, 8 de setembro de 2012

O robô doméstico

Lucca D’Epaminondas, o maior gênio de todos os tempos da humanidade, vem sofrendo problemas para iniciar a fabricação em série do robô de atividades domésticas, já apelidado nos Estados Unidos de “Maria”, nome de mais de 90% das empregadas domésticas daquele país, conforme pesquisa da Metro Golding Meyer.

O robô é um equipamento andróide capaz de efetuar inúmeros trabalhos domésticos. Faz limpeza e arrumação da casa, tendo um dispositivo que transforma seus braços em mangueiras de aspirar poeiras e detritos. A sujeira aspirada é guardada em recipiente no interior do seu corpo, para depois, quando cheio, ser evacuada no vaso sanitário usado automaticamente pelo robô. Maria não precisa usar papel higiênico, pois dispõe de processo autolimpante. Os seus braços podem, também, esticar até uma altura de três metros, o que facilita a limpeza do teto e de janelas. Na cozinha, sabe preparar até três mil receitas de comida, cardápio armazenado no seu sistema e que pode ser visualizado no monitor instalado em suas costas. Este monitor é “multi-service”, podendo ser usado, inclusive, como televisão e para computador.

Entre os serviços de destaque realizados por Maria está o de lavar e secar roupas e louças, que são “engolidas” pelo pescoço e retiradas através de um compartimento localizado nas pernas. O andróide também serve para vigiar a casa e cuidar de crianças. Transmite música, ao gosto do dono, e possui interessante dispositivo de “conversar” com donas de casa faladeiras. Por meio deste dispositivo é capaz de falar, de dez a dez segundos, “sim senhora”, “entendi” e “perfeitamente, senhora”, conforme for programado. Tem, ainda, no sistema, a frase “A senhora está linda!”, para ser usada quando a dona da casa estiver para sair.

Nos testes efetuados nos Estados Unidos, a aprovação foi unânime. A maioria das donas de casa apenas exclamava: “Oh my God!”, “Oh my God!”, sem saber mais o que dizer. A única que fez um comentário a mais foi Melissa McCarthy, de 140 kg de peso, que reclamou não encontrar big-mac do McDonald no cardápio. “Já experimentei as oitenta receitas disponíveis de sanduiches e nenhuma é igual ao big-mac”, lamentou a dona de casa.

A primeira reação contrária à fabricação do Maria foi da Confederação Americana de Trabalhadores Domésticos, cuja Presidente, Jennifer Lopez, declarou que o robô vai liquidar de vez o emprego doméstico nos Estados Unidos. “São milhões de mulheres latino americanas que perderão os seus empregos de domésticas”, disse Jennifer Lopez, de costas para os fotógrafos.

Como alternativa para compensar o desemprego em massa, o governo americano vai propor uma sobretaxa de 100% na venda de Maria. O Partido Republicano já afirmou que vetará o projeto de aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário