terça-feira, 11 de setembro de 2012

Campanha de Vereador

Tenho certeza de que você não vai acreditar, mas não perco um programa de televisão de campanha de vereadores, o mais democrático de todas as campanhas eleitorais. Não assisto programas de prefeito, de presidente, de governador, são cansativos e repetitivos, a mesma lengalenga. De vereador não!! Suas mensagens são obrigatoriamente curtas e, por isso, exigem criatividade máxima.

Não estou falando dos candidatos pistolados, aqueles que gozam de um tempo maior e trazem a tiracolo algum padrinho. Falo dos demais, os que precisam anunciar-se e tornar-se conhecido no tempo de cinco a dez segundos, o que não deixa de ser uma proeza sensacional. Neste momento, a genialidade aflora!

Estou a comentar o tipo de propaganda mais usual, quando o candidato é filmado e ele próprio diz o seu refrão. Em tais circunstâncias, surgem problemas talvez despercebidos aos telespectadores. O primeiro problema é o que fazer com os braços. Cruzo os braços, escondo-os sob a mesa, deixo-os soltos, gesticulo, seguro as mãos em gesto de oração, ou de dedos cruzados, a decisão é difícil. Depois, a postura do corpo: fico reto, estico a cabeça, estufo o peito, muito complicado decidir. Aí vem o semblante: demonstro seriedade, dou um sorriso largo, ou um sorriso monalisa, faço cara de triste ou de irritado.

Outros problemas são relacionados com a roupa a usar na ocasião, o tom de voz a ser usado e, finalmente, o refrão a ser transmitido. E tudo isso para uma filmagem de cinco segundos ou pouco mais. Pode-se dizer que serão os cinco segundos de fama e glória, ou os cinco segundos que o levarão ao terror dos políticos, o precoce ostracismo. Este, o impasse, ou tudo ou nada!

Eu observo tudo isso, e vou anotando no caderno os meus palpites de quem será eleito, que são poucos, e dos derrotados, que é a maioria.

Os melhores refrões por mim anotados ontem são os seguintes:

CHEGA DE MENTIRO!
VOTE NO MIRO!!
(observem a sutileza do candidato ao masculinizar a palavra mentira, para rimar com o seu nome. E não o censure: se pode “presidenta”, por que não “mentiro”?)

ENXAQUECA OU DIARRÉIA?
VOTE NO DOUTOR LAMPRÉIA!!
(o doutor instiga o eleitor a lembrar-se de seus males, a se colocar na posição de médico. Genial!)

CHEGA DE PERSEGUIÇÃO!
VOTE NO BETO ESQUISITÃO!!
(Excelente a fórmula utilizada para atrair os votos de algumas minorias. Aliás, o candidato é mesmo meio esquisito quando fala).

SOU O SARGENTO LOUZADA!
QUE NÃO TEM MEDO DE PORRADA!!
(Aqui, ao contrário do Beto Esquisitão, o candidato investe nos eleitores machões)

SOU O PALHAÇO PIRIRICA!
IGUALZINHO AO TIRIRICA!!
(O candidato se veste de palhaço e tenta copiar o sucesso do ilustre Deputado Tiririca. Vai eleger-se, provavelmente)

SOU PALOMA DA BOATE ZEPELIM!
POR FAVOR, VOTE EM MIM!!
(Com um vestido insinuante, olhar malicioso, voz chorosa, fazendo beicinho, ah, muitos homens votarão nela, sem dúvida)

SOU O JOAQUIM, O COVEIRO!
FIQUE LONGE DE MIM, COMPANHEIRO!!
(Ao meu gosto, este é o melhor refrão. Sensacional!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário