domingo, 20 de julho de 2014

A Herança

Da série: Manicômio Fiscal

Em plena campanha eleitoral, a Presidente chega aos grotões e faz comício na praça pública. Um sujeito se espreme na multidão e consegue aproximar-se da candidata.

- Senhora Presidenta! Senhora Presidenta! Com licença, eu sou o Prefeito do Município de Minhoca, que fica aqui do lado.

- Ah! Como vai, senhor prefeito? Tudo bem em Minhoca? Todos motivados?

- Se a senhora permitir uma palavrinha...

- Pode falar! Estou aqui na região para ouvir os reclamos da população!

- Não vou fazer reclamo nenhum, senhora Presidenta. Eu queria mesmo é dar um presente para a senhora!

- Ah é? Adoro ganhar presente!

- Ótimo! Eu queria dar o Município de Minhoca de presente pra senhora.

- Me dar o Município?

- Pois é. Bem, na verdade, o Governo Federal já tomou conta do Município. Falta só o registro da transmissão.

- Como assim?

- Veja a senhora: o repasse do FPM não dá para pagar a metade da folha do pessoal. A Receita Federal retém 25% do repasse, a título de INSS devido, além do pagamento de 24% de Previdência que fazemos todos os meses. O FUNDEB não paga nem um terço da folha da Educação. A Saúde está repassando agora só a quantia de R$4.000,00. Antes eram R$10.000,00. A desculpa é o programa mais médico. A Prefeitura tem que sustentar o Hospital Municipal quando antes o sustento era da Funasa.

- Ora, isso é problema de gestão!

- Se a senhora me perdoar, acho que é problema de congestão!

- O senhor cobra os seus tributos?

- Claro! Cobro o ptiú da minha casa e a do vice-prefeito. Vereador não paga, diz pra descontar do duodécimo que a Câmara não recebe por falta de dinheiro. O barbeiro pagava ISS, mas agora é MEI. Aliás, todo mundo é MEI agora. Não cobro taxa de coleta de lixo porque não coleto lixo por falta de dinheiro.

- E o repasse do ICMS?

- Ajuda. Dá pra pagar o aguadeiro.

- Aguadeiro?

- É! O homem que leva balde de água para as escolas e postos de saúde.

- Bem, o senhor deve tratar desses assuntos com os meus ministros...

- Mas eles nunca aparecem aqui!

- Ora, vá a Brasília!

- Com que dinheiro? Por favor, senhora Presidenta! Eu imploro! Assuma de vez a Minhoca... Quero dizer, o Município de Minhoca.

- Eu não posso fazer isso...

- Pode sim! Pega que o filho é seu. Por favor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário