domingo, 12 de maio de 2013

A modernidade

- É uma pena, professor, o senhor não ter conhecido Piru-piru antes da minha gestão! O senhor não acreditaria que estivesse visitando a mesma cidade!
- (...).
- Antes da minha gestão aqui só tinha casa ou alguns prédios de dois andares! Agora, dê uma olhada, um monte de edifícios! Já têm oito edifícios de vinte e dois andares!
- (...).
- Olha o trânsito!! Tudo engarrafado, uma beleza! Antes da minha gestão, as ruas vazias, tudo deserto, um carro aqui, outro ali, uma tristeza.
- (...).
- Ouça o gostoso do barulho! Carro buzinando, carro com som estridente! Antes da minha gestão a gente só ouvia a buzina do carro de gás, o pregão do verdureiro... Eu fui o primeiro prefeito a trazer semáforos para a cidade!
- (...).
- Dê uma olhada na fachada dos prédios, professor! Tudo cercado com muros e grades! Antes da minha gestão, o senhor não vai acreditar, era tudo aberto, às vezes uma cerca de madeira para evitar a entrada de animais, as portas viviam abertas, isso aqui era uma roça!
- (...).
- Investi no progresso! Aqui não havia indústria! Eu trouxe três grandes empresas! Concedi benefício fiscal, doei terrenos, isentei de tudo que era tributo. São seis mil empregos!!
- (...).
- Aqui não tinha gente suficiente, as empresas tiveram que trazer trabalhadores de fora, a maioria veio com suas famílias, a cidade cresceu!!
- (...).
- Tive que construir mais postos de saúde, mais escolas, abrir loteamentos para construção de novas casas, uma explosão demográfica!
- (...).
- Acredite se quiser, aqui não tinha nem delegacia! Um postinho policial e nada mais! Agora tem delegacia e até cadeia! Não havia vida noturna! Temos agora diversas boates, casa de show, pagode, tem até blitz de bafômetro!!
- (...).
- Tenho o orgulho de dizer que, agora, Piru-piru é uma cidade! Já consta até nas estatísticas estaduais de crimes! Roubos, tráfico de drogas, quem podia imaginar um crime de morte aqui? Pois agora a média é de dois assassinatos por mês!
(...).
- Para o senhor ter uma ideia, antes ninguém se importava com Piru-piru. Pois eu sou o primeiro prefeito desta cidade convidado a participar da marcha dos prefeitos em Brasília, veja que mudança! Já tirei até foto com a Presidenta!
(...).
- Ah-ah, parece mentira, mas chego a receber duas visitas por dia de empreiteiros e empresas da capital que querem prestar serviços à Prefeitura. E gente importante! Toda engravatada! Já fui até convidado a fazer um curso de mentirinha em Buenos Aires com tudo pago!
- (...).
- Bem, é verdade que muitas famílias antigas da cidade foram embora. Alguns casos de suicídio também. Impossível agradar todo mundo! São os ossos do progresso, professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário