sábado, 29 de março de 2014

A Exposição Nacional da Burocracia

Como tudo no Brasil, a primeira Exposição Nacional da Burocracia foi realizada em São Paulo, dali irradiando efeitos em todo o país. A Exposição foi um sucesso!

Eu não podia estar ausente de tão grandioso evento, e já no primeiro dia compareci empolgado e disposto a conhecer todas as novidades e progressos da burocracia nacional. Não me arrependo!

Na entrada, centenas de stands, do lado direito e esquerdo de quem entra, de diversas empresas de sistemas e consultorias, todas a ofertarem excelentes serviços de burocracia ou de fórmulas maravilhosas de enganar os burocratas. Uma delas apresentava uma ferramenta de duplicação de certidões negativas autenticadas e ninguém conseguia distinguir a original das cópias, inclusive a autenticação cartorial. Algo fantástico!

Em outro stand um vendedor alardeava no microfone: “Quem quer concorrente em licitação? Temos concorrentes para todas as modalidades e de empresas de reputação ilibada!”. Comprei três propostas de cursos e quatro de consultorias tributárias. As propostas vêm com selo de garantia e validade por um ano. Assim, quando a prefeitura quiser fazer uma licitação de um curso ou de uma consultoria, já tenho, de pronto, os concorrentes, todos, é lógico, com preços acima do meu.

Outro stand que despertou a minha atenção foi de uma empresa que vendia “Certidões Esdrúxulas”, denominação usada por ela. São certidões interessantes que, às vezes, o serviço público exige, como, por exemplo, “Certidão de Veracidade das Outras Certidões”, uma certidão a certificar que as outras certidões que constituem o processo são verdadeiras. Ou, então, a “Certidão de Filiação Comprovada”, uma certidão a provar que você é verdadeiramente filho ou filha daquela mãe. Disse-me o vendedor que não tinha certidão de pai, porque é inconstitucional, segundo o famoso jurista Florisvaldo Borboleta, especialista em art. 5º da Constituição Federal.

Outra empresa vendia uma certidão chamada “Certidão Global”. Uma certidão que globaliza todas as demais. Não sei se as prefeituras aceitariam essa certidão, porque o volume de papéis na licitação seria muito reduzido, ficando um processo magrinho, magrinho. E o pessoal da licitação só gosta de processo gordão, cheio de papéis inúteis. Por isso, não comprei a Certidão Global. Mas a ideia não é ruim. 

Gente! Muita coisa interessante! Máquina para montar carimbos falsos, máquinas de selos e estampilhas, todos falsos, é evidente, a “fábrica” de certidões, a emitir todas e quaisquer certidões que o serviço público exigir. E até um profissional autônomo (paga ISS fixo) que exerce a profissão de Falsificador de Assinaturas. Ele falsificou a minha assinatura em dois segundos! Impressionante!

Saí muito animado! Finalmente, a burocracia entra no ritmo da modernidade!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário