Como tudo no Brasil, a primeira Exposição Nacional da Burocracia foi realizada em São Paulo , dali irradiando efeitos em todo o país. A Exposição foi um sucesso!
Eu não podia estar ausente de tão grandioso evento, e já no primeiro dia compareci empolgado e disposto a conhecer todas as novidades e progressos da burocracia nacional. Não me arrependo!
Na entrada, centenas de stands, do lado direito e esquerdo de quem entra, de diversas empresas de sistemas e consultorias, todas a ofertarem excelentes serviços de burocracia ou de fórmulas maravilhosas de enganar os burocratas. Uma delas apresentava uma ferramenta de duplicação de certidões negativas autenticadas e ninguém conseguia distinguir a original das cópias, inclusive a autenticação cartorial. Algo fantástico!
Em outro stand um vendedor alardeava no microfone: “Quem quer concorrente em licitação? Temos concorrentes para todas as modalidades e de empresas de reputação ilibada!”. Comprei três propostas de cursos e quatro de consultorias tributárias. As propostas vêm com selo de garantia e validade por um ano. Assim, quando a prefeitura quiser fazer uma licitação de um curso ou de uma consultoria, já tenho, de pronto, os concorrentes, todos, é lógico, com preços acima do meu.

Outra empresa vendia uma certidão chamada “Certidão Global”. Uma certidão que globaliza todas as demais. Não sei se as prefeituras aceitariam essa certidão, porque o volume de papéis na licitação seria muito reduzido, ficando um processo magrinho, magrinho. E o pessoal da licitação só gosta de processo gordão, cheio de papéis inúteis. Por isso, não comprei a Certidão Global. Mas a ideia não é ruim.
Gente! Muita coisa interessante! Máquina para montar carimbos falsos, máquinas de selos e estampilhas, todos falsos, é evidente, a “fábrica” de certidões, a emitir todas e quaisquer certidões que o serviço público exigir. E até um profissional autônomo (paga ISS fixo) que exerce a profissão de Falsificador de Assinaturas. Ele falsificou a minha assinatura em dois segundos! Impressionante!
Saí muito animado! Finalmente, a burocracia entra no ritmo da modernidade!